segunda-feira, 19 de março de 2012

Quanto valor conseguimos dar às pequenas coisas?

É inevitável. Em certos dias acordamos e parece que nada corre bem. Normalmente esses dias começam com um atraso matinal justificado por uma preguicite aguda de quem já está mais do que a precisar de férias. A partir daí...esqueçam... todo um desenrolar de acontecimentos aparentemente trágicos surge. Saímos de casa sem tomar o pequeno-almoço, levamos o filho à escola a correr (e sim, até esse aparenta estar menos colaborante que nos outros dias!). No trabalho, o dia continua igual...até a máquina de café deixou de funcionar... até que finalmente comentamos com alguém: "Hoje estou com um azar...acordei com o pé esquerdo, o dia ainda vai acabar mal!". Somos portugueses e tendencialmente pessimistas, mas será que o azar existe mesmo?! E se existir? É muito injusto uns terem sorte e outros não! Qual será o critério de selecção da mãe Natureza para isso?? Ou será que há pessoas que ao passarem por uma experiência negativa (como neste caso, o facto de estar atrasada) vivenciam de tal modo esse acontecimento que não são capazes de reparar nas coisas boas que aconteceram entretanto ao longo do dia? Mencionam o facto de o filho não estar colaborante de manha, mas com a ansiedade da situação, nem deram valor ao facto de, ao deixá-lo na escola , terem ouvido um "gosto muito de ti"...
Porque pensamos logo que o dia vai acabar mal? Não estaremos a atrair esse tipo, não de situações, mas de sentimentos para a nossa vida?
A nossa história como seres humanos é feita de pequenos momentos e a vida dá-nos a oportunidade de lidar com eles como bem entendermos. Muitas das vezes, pensamos muito nas coisas negativas e em como, se calhar, nunca vamos ser capazes de as ultrapassar. A nossa vida é muito breve. Devemos aproveitar as pequenas coisas do dia-a-dia. As coisas simples da vida. Pensar em quão felizardos somos por poder dar um passeio no parque com quem nos é mais querido...ou dar valor a um cachorro quente dividido a três, quando isso, anteriormente era tão certo e tão fácil. Eu dei valor a essa partilha. Muitos sabem do que falo.
A maneira como pensamos influencia sem dúvida a nossa vida. Só temos que modificar algumas crenças erradas que se enraizaram na nossa personalidade e acreditem que poderemos viver mais felizes.

Sem comentários: