quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Poder da Gratidão


"Nunca deixes que as coisas que tu queres te façam esquecer do que já tens"!
A gratidão é um dos sentimentos, se é que lhe podemos chamar assim (eu chamo porque sinto-a como sinto o amor, a alegria, a amizade...), mais importantes para a manutenção do nosso bem estar emocional.
Se nos sentirmos gratos pelo que temos, veremos que, se calhar, não precisamos de muito mais para sermos felizes. E acredito, que a gratidão pelo que temos atrairá até nós tudo com que sonhamos.
Este pensamento parece uma utopia, mas na realidade, quantas vezes nos sentimos gratos por termos alimentos à mesa, por termos um tecto onde nos abrigarmos, por termos um amigo com quem falar, por termos água e electricidade, por termos um meio de transporte que nos leva onde queremos, por termos saúde, por podermos caminhar, por termos a possibilidade de gerirmos as nossas vidas?
Claro que os tempos actuais criaram uma espécie de Depressão Colectiva, e todos temos motivos válidos para estarmos preocupados. Mas relembrando alturas menos boas da vida, consigo identificar em praticamente todas elas, algo para agradecer. Nem que tenha sido apenas por ter tido a oportunidade de aprender a pensar positivamente e a deixar de dar tanta importância a coisas de que gosto, mas que sei que não são o que me faz realmente feliz.
Deixo um exercício:
Façam uma lista de tudo que vos deixa felizes.
Vão ficar surpreendidos com os resultados.
Vão ver que têm muitas coisas pelas quais se devem sentir gratos...

2 comentários:

piskito disse...

É bem verdade! Todos os dias me sinto assim :)
Um beijo *

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário Sónia ;)
Minha vizinha da juventude e amiga.