terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Saúde Mental

Na semana passada assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental.
Apesar de, atualmente termos uma maior acesso à informação, os portugueses continuam a descurar os problemas relacionados com a psique.
Devido à conjetura atual, este facto não é de estranhar. Apesar de parte do meu rendimento passar pelas consultas de Psicologia no privado, como compreendo as pessoas… se às vezes vamos adiando a ida ao dentista porque “é só uma dor de dentes”, para podermos poupar algum dinheiro em meses mais complicados…
Infelizmente, o Estado aposta cada vez menos nesta área, apesar do número assustador das vendas de antidepressivos em Portugal durante este ano.
Conheço algumas pessoas que estão à espera de uma consulta de Psicologia no Hospital, há mais de 7 meses.
Os hospitais despediram psicólogos este ano. Alguns hospitais públicos trabalham com um psicólogo ou dois, no máximo.
Nas escolas, pondera-se despedir os psicólogos (como já aconteceu em muitas delas) e colocar os professores a realizarem as avaliações psicológicas/ orientação escolar: ahahahahah
Com todo o respeito que me merecem os professores (o meu marido é professor), isto só pode ser uma brincadeira! Esta situação tem vários fatores indicadores de insucesso:
- a falta de formação
- a ilegalidade (apenas psicólogos podem realizar avaliações psicológicas)
- a relação estabelecida com alunos não é tao neutra quanto seria desejável.
Estas são apenas algumas das situações flagrantes que ocorrem no nosso País. Por mais que a Ordem dos Psicólogos tente negociar alternativas, não vislumbro um futuro melhor, já que este passaria, principalmente, pela PREVENÇÃO dos problemas de saúde mental.
Sei que um tratamento de psicologia fica bastante caro, mas a ideia da maioria das pessoas é que são precisos vários meses. Isto não é necessariamente verdade...dependendo da maneira como cada um (psicologo e paciente) se empenharem no processo terapeutico. Não descure a sua saude, tanto fisica como psicologica/mental.

Gostava de transformar este blogue, como já disse anteriormente, num espaço facilitador e de ajuda à população. Se tiverem alguma dúvida relacionada com a área da Psicologia, por favor, estejam à vontade para a colocarem aqui.

Sem comentários: