terça-feira, 3 de julho de 2012

Experiência profissional

Várias pessoas me têm questionado, em contexto de clínica acerca da minha experiência profissional. Tal facto deve-se, sobretudo, a algo que se chama "desconfiar de quem aparenta ser jovem..."
É verdade, em algumas profissões a idade continua a ser um posto e eu tenho a "desvantagem" de ainda parecer uns anitos mais nova do que de facto sou.
Para esclarecer as dúvidas relativas a questões de experiencia profissional, aqui vai um ligeiro resumo do percurso que tenho percorrido desde o fim da Licenciatura (pré-bolonha):
Iniciei o meu percurso profissional como todas as pessoas com o estágio da Universidade. O meu estágio académico foi realizado, durante um ano lectivo, na APPDA-Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo), com crianças autistas. Devo muito à minha colega de estagio, Elizabete e, principalmente, à minha super orientadora Patricia. Graças a ela percebi o quão gratificantes são os pequenos ganhos do dia-a-dia e que, na nossa profissão, não podemos desanimar com os retrocessos que vão ocorrendo. Também graças a ela acabei o estágio com média de 19 valores. Isto em 2005.
Em 2006 tive a oportunidade de realizar um estagio profissional na Santa Casa da Misericórdia de São Joao da Madeira, nas valências de Lar de Idosos e Casa de Repouso que concluí com a classificação final de Muito Bom.
Desde então, que permaneço nesta IPSS, que me tem acolhido e ajudado a crescer como ser humano e profissional. Actualmente desempenho funções de psicóloga nas valencias de Centro de Dia, Lar de Idosos e Unidade de Cuidados Continuados, mas também já trabalhei tres anos nas valencias da Infancia (creche e infantários). Já orientei estágios de várias Universidades, tanto públicas como privadas.
Dou formação em àreas distintas da Psicologia.
Participei e participo em estudos de caracter cientifico.
Sou, desde 2009, membro da comissão cientifica da Revista Peritia-Revista Portuguesa de Psicologia.
Tenho escrito artigos de carácter cientico para publicação.
Desde 2011 descobri uma ocupação profissional que, servindo como part-time, me faz sentir ainda mais valorizada como Psicóloga: a clínica privada. Desde Junho do ano passado que dou consultas na Clinica Jardins do Castelo em Santa Maria da Feira. E gosto muito de o fazer. Inicialmente achava que já tinha o tempo demasiado ocupado com tudo o resto, mas sinto-me bem assim.
Adoro trabalhar.
E sim, é possível conciliar uma genda cheia de trabalho com uma familia.
Apesar de cismar que tenho de ser capaz de fazer tudo e nem empregada termos em casa (como a maioria dos portugueses), a prioridade é o nosso filho. E aproveitarmos ao máximo todos os minutos que estamos em casa. E brincarmos com ele. E deitarmo-nos tarde porque só arrumamos a cozinha depois de o por na cama, por exemplo. E adiar consultas se houver festinhas na escola.
Sinceramente... tudo isto (esta sobrecarga) começou  por necessidade, mas tornou-se um gosto, uma vontade de querer fazer cada vez melhor e de nunca ter parado de estudar, até hoje, apesar do cansaço.
Obrigada a toda a minha família, principalmente, que é por causa deles e por eles que hoje não me sinto cansada, mas sim grata por tudo o que consegui fazer.

Sem comentários: