quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Marquei uma consulta de Psicologia...e agora??

Pela minha experiência, quando alguém vai a uma consulta de Psicologia pela primeira vez, nunca sabe muito bem o que esperar. O "medo" do desconhecido é natural, até porque, à priori, a pessoa que procura ajuda, já está ansiosa e preocupada com o seu problema. Embora tenha pacientes que já foram consultados por outros colegas, a maioria são pessoas que nunca tinham ido ao psicólogo.
Ora bem, desmistificando um pouco o assunto, a primeira consulta serve, essencialmente para identificar o ou os problemas, saber onde e quando aquele problema começou, ou seja, há quanto tempo perturba a vida da pessoa. Também é importante percebermos qual a ideia que o paciente tem acerca do problema e o que já fez para o tentar resolver.
Conversamos também sobre os vários aspectos da vida do paciente, tais como, o trabalho, os interesses, os tempos livres, as relaçoes familiares, as relações amorosas, antecedentes clinicos ou psiquiatricos e medicação que toma actualmente.
No final da sessão, podemos então definir um diagnóstico e traçar os objectivos terapeuticos em conjunto com o paciente, podendo estimar, nessa altura, o número provável de sessões que serão necessárias até que o paciente termine o tratamento e tenha alta.
Caso o psicólogo tenha ficado com dúvidas relativamente ao diagnóstico, pode marcar uma outra sessão para aplicação de provas de avaliação psicológica.
Também ocorrem situações, em que as pessoas buscam apenas um conselho sobre uma situação específica e, em apenas uma sessão, conseguimos resolver o problema identificado.
Este post refere-se a sessões de psicoterapia com jovens e adultos a nível individual.
Quando se trata de crianças, terapia de casal ou terapia familiar, os procedimentos são diferentes.

Sem comentários: